segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ENERGIA BIO COMBUSTÍVEL


 O óleo de cozinha tem origem vegetal e pode ser extraído de várias fontes, como soja, girassol e canola, tendo sua maior utilização em frituras de alimentos. É considerado altamente poluente, já que um litro de óleo tem capacidade de contaminar um milhão de litros de água.
O prejuízo causado na natureza é incalculável, prejudicando os ecossistemas, a mortalidade de peixes, a contaminação de mananciais, rios, represas e elevando o custo de tratamento da água.
A fabricação do bicombustível através do óleo de cozinha pode ser uma saída bem interessante, já que não precisamos plantar alimentos para virar combustíveis. O uso do óleo de cozinha demonstra ser uma saída, pois, o óleo que iria parar nos rios e represas pode virar combustível. A Petrobras vem realizando pesquisas em um parque produtor de biodiesel através da utilização do óleo de cozinha consumido atendendo os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, com o objetivo principal buscar fontes de energias renováveis, trabalhando em parceria com associações de catadores, governo do estado, prefeituras e a população local.

Fonte de pesquisa: www.terraconsult.com.br


Roberto Ferreira Cordeiro

Um comentário:

  1. Essa medida parece ser uma das mais convenientes quando se trata de combustíveis para motores movidos à DIESEL. Digo isso porque o óleo de cozinha é consumido em uma certa potencialidade e pode ser reutilizado, isso o torna mais usável, mas não renovável, pois em algum momento ele vai se transformar em gás que não pode ser recuperado novamente.

    Todos os tipos de energias têm o seu impacto, mas usar o máximo possível é muito importante, pois retarda o ciclo de exploração ambiental.

    ResponderExcluir