sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Charge Equilíbrio Ecológico

                                          fonte: treta_charges_4.jpg no blog:                  
                                                        http://aprendizesdanatureza.blogspot.com.br/2010/05/para-refletir.html


                                   Nos dias de hoje discutimos sobre a preservação da natureza, defendendo sua preservação ou o uso do seu espaço, dos recursos para a produção cada vez maior no mundo capitalista em que vivemos. Então a natureza, os animais, plantas cada vez mais perdem seu espaço. Percebemos que a natureza é cada vez mais explorada por diversas atividades como agricultura, pecuária, mineração, para a expansão das cidades, produção, causando a perda cada vez maior de sua fauna e flora originais, além da degradação dos solos, queimadas, poluição e assoreamento dos rios. Cada vez mais notamos o desequilíbrio entre natureza e produção. O que fazer com esta situação? Como encontrar soluções que sejam aprovadas e colocadas em prática por todos, em qualquer lugar do mundo, em todos os segmentos da sociedade? 

O papel da Educação na escola é muito importante, pois informa, conscientiza e mostra às crianças alternativas ao modelo de desenvolvimento em voga. 
Mas as alternativas entram em choque com a possibilidade de ganhos imediatos, e então tudo volta á estaca zero. 
Apesar das dificuldades enfrentadas por nós no despertar dos alunos para esta realidade, temos que perseverar, pois somos, talvez, os únicos com habilidades de persuadi-los para isso. Cabe a nós, professores esta tarefa: instigá-los, sensibilizá-los, ensiná-los através de palavras e ações. 

2 comentários:

  1. O papel da Educação na escola é muito importante, pois informa conscientiza e mostra as crianças alternativas ao modelo de desenvolvimento em voga.
    Mas as alternativas entram em choque com a possibilidade de ganhos imediatos, e então tudo volta á estaca zero.
    Mas continuamos com nosso trabalho e vamos tendo pequenas vitórias.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Mitzi!
    Uma aluna contextualizou muito bem, como a urbanização tomou conta dos espaços naturais e as pessoas de modo "automático",impõe aos animais(gatos, pássaros, peixes e principalmente cachorros)hábitos "humanos".Claro que gerou polêmica! Também lembraram os espaços e condições nos zoológicos; a natureza animal como produto de consumo e outras questões que levaram a reflexões e o reconhecimento de como muitas vezes contribuem, sem pensar,com atitudes incorretas quanto à natureza no planeta.
    A aula ficou curta, pois o debate foi caloroso!

    Filonema

    ResponderExcluir